fbpx
Facebook   Twitter   Instagram   Youtube   Flicker
Contagem regressiva

Signis ALC

15 enero 2019

No hay comentarios

Casa Jornada Mundial de la Juventud

Jovens Brasileiros iniciam contagem regressiva para JMJ Panamá 2019

Jovens Brasileiros iniciam contagem regressiva para JMJ Panamá 2019

Os jovens de diversas partes do Brasil já iniciam a contagem regressiva para o maior encontro de jovens de todo o mundo.

 

Faltando pouco mais de um mês para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na Cidade do Panamá, de 22 a 27 de janeiro de 2019, os jovens de diversas partes do Brasil já iniciam a contagem regressiva para o maior encontro de jovens de todo o mundo.

 

Nas dioceses e arquidioceses as movimentações se intensificam e as caravanas de jovens começam a organizar os últimos detalhes.

 

Um grande número de jovens brasileiros das grandes arquidioceses do país, como: São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Brasília, e Rio de Janeiro são presença confirma na JMJ.

 

Porém, dioceses menores que estão no interior do país também se mobilizam para garantir a participação dos jovens da diocese neste grande evento da juventude. Os jovens da Diocese de Bacabal, localizada no interior do estado do Maranhão, na região Nordeste do Brasil, iniciaram a articulação após a JMJ da Cracóvia 2016 e estarão presentes em janeiro no Panamá.

 

Para conseguir custear a viagem as terras panamenhas, a juventude de algumas das dioceses brasileiras realizaram ao longo dos últimos dois anos ações para arrecadar dinheiro, sempre com o objetivo de proporcionar a participação do maior número possível de jovens.

 

Em uma entrevista ao site da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) o jovem Gabriel Casali, da Paróquia Nossa Senhora do Resgate, da Arquidiocese de Salvador (BA), destacou a importância de participar da JMJ.

 

“Participar deste evento é renovar o ‘ser Igreja’, é alimentar a unidade em nosso coração. Em meio a tantas ideologias e novas denominações poder presenciar que nossa Igreja é viva e jovem, reaviva em nosso coração o desejo de pertencer a ela e fazê-la dar frutos através de nossa busca pela santidade. É então também uma renovação de fé”, afirmou o jovem baiano de 21 anos, que já participou de duas JMJ (Rio de Janeiro e Cracóvia).

 

A jovem Jéssica Maia que participa da Comunidade Católica Shalom e da Signis Brasil Jovem também comentou sobre a importância de participar da JMJ. “A Jornada é particularmente especial para mim, pois foi participando da minha primeira Jornada que tive meu despertar vocacional.

 

Então, a cada JMJ eu renovo essa minha disposição e entrega em responder ao chamado de Deus para minha vida. Essa será a minha terceira JMJ. Estive no Rio 2013 e em Cracóvia 2016 e nesta terei a grande graça de ir pela primeira vez como voluntária de Comunicação”, afirmou a jovem que vai contribuir com a cobertura da JMJ para as mídias da Comunidade Católica Shalom.

 

O intercâmbio cultural vivenciado pelos jovens durante a JMJ é um dos pontos altos Do evento. Para o jovem comunicador brasileiro e coordenador da Signis Brasil Jovem, Ricardo Alvarenga essa é sem dúvida uma oportunidade única de vivenciar a unidade na diversidade.

 

“Viver uma JMJ é ter a oportunidade de conviver e compartilhar a vida e as próprias experiências pastorais. A troca cultura com os jovens de outras partes do mundo nos ajuda a ampliar nossa visão e nossos conceitos sobre as dinâmicas sociais e o nosso próprio modelo de cultural”, destacou o jovem.

 

Jéssica Maia comentou ainda sobre as suas expectativas para vivenciar JMJ no Panamá. “Difícil descrever, me emociono só de pensar o quão perto estamos deste grande encontro.

 

Das três jornadas acredito que esta será a mais especial e marcante para mim e não apenas porque terei a oportunidade de estar servindo e colocando os meus dons à disposição do Senhor, mas principalmente porque está tem Maria, nossa Mãe como tema central. Essa foi a Jornada que melhor me preparei” afirmou a brasileira que assim como outros milhares de brasileiros estão ansiosos para vivenciar a Jornada Mundial da Juventude, no Panamá nos próximos dias.